Semicondutores

Semicondutores

Nessa postagem, será abordada os materiais semicondutores, suas principais características e sua importância para a evolução tecnológica.

O que são materiais semicondutores?

De acordo com suas propriedades elétricas, os materiais se classificam em materiais condutores, isolantes (ou dielétricos), semicondutores e supercondutores.

Como foi dito, o material semicondutor é o objeto dessa postagem.

Muito embora os materiais condutores possuam número constante de portadores móveis de carga elétrica, ou seja, conduzem corrente elétrica independente de sua temperatura, o mesmo não acontece com os materiais semicondutores.

Os semicondutores são materiais sólidos, na maioria das vezes, cristalinos com capacidade de condução elétrica ora semelhante aos materiais condutores, ora semelhante aos isolantes. É importante ressaltar que algumas condições ambientais como temperatura, pressão e carga elétrica são determinantes para a capacidade de condução elétrica pelos materiais semicondutores.

Imagem relacionada

Silício: um dos materiais semicondutores mais abundantes na natureza

Para que os materiais semicondutores conduzam corrente elétrica é necessária a ativação das cargas para que os portadores de carga se tornem livres.  A ativação dessas cargas exige alguma energia, que pode ser por exemplo, por meio de agitação térmica.

Exemplos: Silício (Si), Germano (Ge) e muitos elementos da família III-V e II-VI.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu