As Leis de Kirchhoff são utilizadas para a identificação de correntes elétricas em circuitos mais complicados que não podem ser reduzidos a circuitos elétricos simples.

Essas leis foram desenvolvidas por Gustava Robert Kirchhoff (sec XIX),

Considere o circuito elétrico a seguir:

Circuito

Nó: O nó é o encontro de três ou mais fios. Em cada nó a corrente se separa ou se junta.  Na figura anterior, temos dois nós, B e E.

Ramo: O ramo é definido como um trecho entre dois nós consecutivos. Veja que na figura anterior, tempos os seguintes ramos: BAFE, BE e BCDE.

Malhas: A malha em um circuito elétrico corresponde ao conjunto de ramos em que formam um percurso fechado. Veja que na figura anterior, tempos As seguintes malhas: ABEFA, BCDEB e ABCDEFA.

  • 1ª Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós:  A soma das intensidades das correntes elétricas que chegam é igual à soma das intensidades das correntes elétricas que saem.

i1 = 12 + i3

  • 2ª Lei de Kirchhoff ou Leis das Malhas: Ao se percorrer uma malha em certo sentido, partindo de um ponto P e chegando ao mesmo ponto P, a soma algébrica das DDPs ao longo dessa malha é sempre nula.

Exercícios Resolvidos

Exercício 1:  


No circuito abaixo determinar as correntes nos ramos, seus verdadeiros sentidos. Circuito elétrico com resistores R1=0,5 ohms; R2=0,5 phms; R3=1 ohm; R4=0,5 ohms;R6=3 ohms; R7=1 ohm e baterias de E1=20 V; E2=20 V; E3=6V.

Resolução da questão

Exercício 2: